Anúncios
PIX completou pouco mais de 2 anos de funcionamento e tem atualização nas regras de limite noturno do PIX.
O PIX que a pouco tempo havia recebido atualização de segurança, teve recentemente uma nova atualização.
Anteriormente havia sido instaurado notificações obrigatórias de transações rejeitadas e no caso de suspeita de fraude a devolução do valor e o bloqueio preventivo.
Anúncios
E também, o limite noturno de transação ficou em 1 reais para pessoa física no período das 20h até as 6h.
Entretanto, este limite pode ser alterado, através dos canais de atendimento eletrônicos.
Existe atualmente cerca de 350 milhões de chaves cadastradas, e a maioria de pessoa física. E o PIX responde cerca de 72% das operações bancárias.
Anúncios
E apenas neste primeiro ano o sistema conseguiu reduzir em 5 bilhões os custos bancários para as empresas.
Quais foram as mudanças?
A mudança foi exatamente no limite noturno do PIX, que desde outubro estava limitado a mil reais, podendo o cliente solicitar alteração.
Conforme regra antiga o cliente poderia escolher iniciar o horário noturno entre 20h e 23h59, mas a pedido do usuário final o limite passa a ser 22h.
O limite noturno compreende o período que o cliente só pode fazer transações de até R$ 1 reais. Podendo estender o período.
Todavia, essa limitação de período noturno atinge apenas as pessoas físicas, pessoas jurídicas (empresas) não são afetadas.
Antes o usuário podia escolher por exemplo 21:13 ou 22:37, etc, por isso a instrução normativa foi alterada para delimitar melhor a customização.
Portanto agora o usuário poderá escolher ter como horário noturno o que já é padrão (20h às 6h) ou o horário das 22h às 6h.
Porque desta mudança?
O principal motivo para a mudança do limite noturno do PIX é a segurança.
Sendo monitorado pelo BC os inúmeros casos de fraudes, golpes e crimes como sequestros relâmpagos, foi entendido a necessidade da mudança.
O limite de R$ 1 mil reais, também pode ser alterado, basta apenas o usuário solicitar alteração nos canais de atendimento.
Mas para que não seja um criminoso solicitando a alteração do limite, existe um período de análise das instituições, para que se confirme a identidade de quem solicitou a mudança.
A normativa também informou que as instituições tinham o prazo de até 29 de julho de 2022 para disponibilizarem na opção PIX dentro dos aplicativos.
Como cadastrar o PIX
Caso você ainda não tenha chave de acesso PIX, atualmente todos os aplicativos bancários trazem a área do PIX onde poderá ser feito.
Basta apenas escolher qual tipo de chave irá cadastrar, se CPF, número do telefone ou email. E ainda é possível utilizar uma chave aleatória.
Além disso é possível utilizar funções de recebimento colocando o valor especifico, pagar ou receber com leitor QR Code, e ainda dar troco.
Em caso de outra dúvida, você deve procurar a central de atendimento do seu banco, no site do Banco Central.
Veja mais matérias em nosso site Economia Portal.