Anzeigen

Entenda sobre a variação do dólar , saiba como e o porque isso acontece de forma simples, e o que pode acarretar no bolso do consumidor.

Além de afetar o bolso do brasileiro que mais gosta de fazer viagens, a variação do dólar, impacta diretamente no preço de outros produtos. Supermercado é um deles, e que causa mais espanto a vista de todos.

Contudo, fique atento aos próximos parágrafos, onde vamos procurar sanar todas as dúvidas e fazer com que você entenda sobre a variação do dólar.

Anzeigen

Turismo ou Comercial

Primeiramente, devemos entender que existem dois tipos de dólar, o turismo e comercial.

O turismo, pode ser feito por pessoas físicas. Ele acontece quando trocamos nosso dinheiro por dólar.

Devido a menor quantidade investida, ele se torna mais caro.

Anzeigen

Enfim, temos o dólar comercial. Executado por empresas e instituição financeiras. Este modo tende a ser mais barato, devido justamente a grande quantidade movimentada.

Aliás, quando assistimos noticiários sobre a variação do dólar, as informações passadas, são justamente do dólar comercial. Pois é ele, quem afeta toda economia.

Sobre a variação do dólar

Agora, de forma mais simples, faremos com que entenda sobre a variação do dólar.

Basicamente, o dólar comercial é usado em várias situações como, transações comerciais de governo e bancos, para compra e venda de mercadorias.

Importação e exportações estão também entre as compras e vendas. Devido a isso, basicamente, a variação do dólar acarreta devido a oferta e demanda do mercado.

Porém, quando sobra dólar no mercado, a variação cai o preço. Quando mais pessoas compram dólar, ele sobe.

Alta do dólar

Mas o porquê a alta do dólar? Existem alguns motivos que isso acontece, citaremos os principais.

Déficit da balança comercial: Isso acontece quando o Brasil importa mais do que exporta. Com isso, a oferta do dólar diminui, que faz com que puxe para cima.

Gasto no exterior: Um número maior de pessoas troca seu dinheiro por dólar, fazendo com que gaste mais dinheiro fora do Brasil.

Altos juros nos Estados Unidos: o dólar sobre também, quando há uma alta nos juros americanos. Fazendo com que investidores do Brasil, levem seu dinheiro para fora do país, para assim, render mais.

E quando o dólar cai?

Da mesma maneira, os motivos em que o dólar cai são basicamente os mesmos, só que ao contrário.

Superávit comercial: Isso acontece quando mais produtos brasileiros são vendidos no exterior, entram mais dólares em nosso país, aumentando assim, a oferta.

Gastos de estrangeiros: Com a alta visita de estrangeiros no país, e alto gasto, faz com que cresça a moeda em nosso país.

Juros do Brasil: Quando os juros brasileiros sobem, valem a pena para os investidores americanos, investirem a moeda em nosso país.

Alta do dólar, quais os impactos?

A economia no mundo é bem dinâmica. Fazendo com que a variação do dólar seja constante.

Se mercado tem a percepção de que o país está passando por uma turbulência política por exemplo. A tendência, é que seus investidores parem de investir e tirem seu dinheiro do país.

Por outro lado, se o governo mostra que está sendo fortificado, mais moedas são investidas. Porém, a relação entre outros países, pode afetar na variação em nosso país.

E os efeitos, quais são?

Contudo, os primeiros a serem afetados são os que vão viajar. Causando impacto nos preços das passagens, e casas de câmbio.

Porém, a médio e longo prazo, a variação do dólar afeta o bolso do consumidor final.

Grandes empresas, geralmente as que importam produtos, repassam os altos gastos em seu valor final. Fazendo assim, com que mexa na inflação, e o consumidor sinta em seu bolso.

Porém, produtos brasileiros também podem ser beneficiados. Com a alta do dólar, faz com que os produtos brasileiros vendidos no exterior, tenha um preço mais competitivo.

Enfim, é importante salientar que, na economia, o cenário que tem mais vantagem muda de acordo com toda circunstância e objetivo de cada país.

Mas porque o dólar é tão importante?

Muitos brasileiros questionam a importância do dólar, já que nossa moeda é o real.

Isso acontece, pois o dólar é a moeda de maior referência no mundo todo, e de mais valor.

Mesmo que o Estados Unidos esteja passando por crise, ainda assim, o dólar é de maior confiança por todos os investidores.

Os Estados Unidos ganharam força no século 20, quando depois das guerras, o país investiu pesado no comércio exterior. Com isso, o fortalecimento em sua economia logo depois das guerras mundiais na Europa.

Contudo, bancos e investidores possuem altas reservas do dólar, fazendo com que tudo que aconteça com ele, altere todas as moedas.

Abschluss

De forma básica, esperamos que você entenda sobre a variação do dólar, e todos os seus impactos.